CURSO OFICIAL DE JUIZ DE PAZ

O Curso Básico de Juiz de Paz Eclesiástico é uma capacitação que visa preparar homens e mulheres para exercerem a função de Juiz de Paz Eclesiástico, em cumprimento ao seu ministério. As cerimônias realizadas pelos Juízes de Paz devidamente habilitados consistem no Casamento Religioso com efeito civil, conforme a Lei Federal nº 6.015 de 1973, Capítulo VII. É um excelente curso para obreiros que desejam trabalhar com o aconselhamento de nubentes antes, durante e até mesmo após o matrimônio.


CURSO DE JUIZ DE PAZ ECLESIÁSTICO

Você sabe o que é um “Nubente”?

Pois bem, "Nubentes são os noivos que estão prestes a contrair matrimônio." Ou seja, um casal que está se preparando para casar. A palavra "nubentes" é um substantivo coletivo e significa um grupo de noivos ou casais que estão se casando. No singular é nubente (noivo ou noiva). Já no plural é nubentes (grupo de noivos). Muitos obreiros se sentem perdidos quando precisam realizar um casamento de um dos filhos ou mesmo de algum membro da sua igreja. Há obreiros que não tiveram a oportunidade de buscar um conhecimento eclesiástico mais aprofundado e isso é muito preocupante para aqueles que buscam crescimento passa o seu ministério.

Esse termo é utilizado no contexto legal para designar os indivíduos que estão em vias de se casar e que se submetem aos requisitos e procedimentos legais necessários para a concretização desse ato.

A palavra "nubentes" advém do latim "nuptare", que significa "casar-se".

É frequentemente utilizada em documentos legais e contratos de casamento para se referir aos noivos durante os procedimentos burocráticos da cerimônia.

Nos dias de hoje, o termo "nubentes" continua a ser utilizado em documentos oficiais para designar os noivos.

Isso acontece por conta da sua precisão e objetividade em relação ao status civil dos indivíduos que estão por se casar.

No Brasil, os nubentes devem cumprir diversas exigências legais, tais como apresentar certidões de nascimento, comprovante de residência, além de serem submetidos a diversas formalidades legais e práticas religiosas, caso optem por uma cerimônia religiosa.

Em suma, o termo "nubentes" é um substantivo utilizado no ramo jurídico e adquiriu uma grande importância nos contratos de casamento modernos, designando com precisão os noivos durante os procedimentos burocráticos da cerimônia.

É uma palavra que guarda em si toda a emoção e alegria do momento em que os noivos se unem e dão um importante passo na vida a dois.

O obreiro dos dias atuais, precisa estar preparado e pronto para quaisquer eventualidade em sua igreja ou fora dela. Seja para realizar o casamento da sua própria filha ou filho, ou de pessoas de fora da família. Afinal, você foi chamado e consagrado para abençoar.

COMO REALIZAR CASAMENTOS

  

Este curso é destinado a todos os Obreiros que buscar desempenhar melhor o seu ministério Pastoral.

As cerimônias de casamento de pessoas evangélicas têm rituais próprios considerando as tradições da Igreja no seu contexto histórico e de acordo com os costumes da denominação a qual pertencem. Geralmente, são celebrações conduzidas por um pastor ou pastora e, normalmente, ocorrem nas igrejas ou em um salão escolhido pelo casal. O Ministro do Evangelho que celebrando o casamento, além dos ritos da liturgia, precisa também de oficializar a união, sempre direciona palavras extraídas de textos Bíblicos, onde se louva o amor, o compromisso, cumplicidade e reciprocidade ente o casal. É costume que o responsável pela celebração já conheça o casal, e, muitas vezes, ele próprio orienta os dois durante a trajetória da relação ou fase do namoro.

Familiares e amigos são bem-vindos, bem como representantes da comunidade da igreja, chamados de irmãos e irmãs. Todos juntos orando e pedindo pela bênção do casal, por felicidade e harmonia na nova família que está sendo formada. Leve sempre em consideração e respeite a escolha do casal.

Para você Obreiro, que está em busca de mais conhecimentos para desempenhar melhor o seu ministério, lembre-se!   Leve sempre em consideração a vontade do casal ou dos noivos. Respeite os seus desejos. Há algumas comunidades de fé, e até pessoas de fora que interferem muito em questões que pertencem à vida pessoal das pessoas.

Cabe pastor da Igreja, ou Obreiro escolhido pelo casal para a celebração do casamento, ficar a par de alguns detalhes, além dos pais da noiva, é claro.    


CONSULTE


CURSO OFICIAL DE JUIZ DE PAZ

Possui Certificado SIM

Carga Horária 180


Compartilhe: