A FORMAÇÃO DO DIÁCONO
O MINISTÉRIO DIACONAL
O diácono, preparado para o exercício do ministério, tem uma postura e atuação na igreja que são totalmente diferentes. Ele é um obreiro completo, preparado para servir à igreja, auxiliar sua liderança, ensinar e pregar com a autoridade do Poder de Deus. O diaconato é um cargo e uma função de grande responsabilidade dentro da igreja. Muitos diáconos são consagrados sem sequer saber o que é o ministério diaconal. É muito importante que o diácono tenha uma preparação adequada antes da sua consagração. E caso ele já seja separado ao diaconato e já esteja atuando como diácono na igreja, a sua preparação é fundamental para o seu desempenho e crescimento ministerial.
A função do diácono vai muito além de simplesmente auxiliar na igreja. É essencial que ele esteja preparado para desempenhar diversas atividades, incluindo o auxílio litúrgico durante os cultos, o apoio aos pastores e lideranças, a assistência nas cerimônias da Santa Ceia, nos evangelismos, nos batismos de novos crentes, além de visitar os irmãos e ministrar a Palavra de Deus nos cultos semanais e de domingo, quando escalado pelo pastor. Além disso, ele deve atuar como professor da Escola Dominical, entre outras atividades.
Por isso, é fundamental que o obreiro se dedique ao estudo, mesmo que ainda esteja em processo de consagração.
A palavra ‘diácono’ vem do grego diakonós e significa aquele que serve, cuida, que ajuda e dá assistência. O diácono é aquele que exerce um ministério de serviço na Igreja. A função diaconal surgiu devido ao crescimento da Igreja no seu primeiro século. Quando a comunidade cristã cresceu grandemente, surgiram diversos problemas, inclusive de ordem social. Os líderes da Igreja resolveram então reunir a assembleia e buscar soluções para o atendimento social aos irmãos carentes. Por decisão sábia e unânime, escolheram sete homens com qualidades exemplares para cuidarem daquele “importante negócio”, que era dar assistência aos novos convertidos nas suas necessidades básicas. Muitos que aceitavam a Cristo ficavam em situação difícil, rejeitados por suas famílias, expulsos de casa e desprezados pela sociedade. Assim, o cargo de diácono foi criado e faz parte, até hoje, do ministério ordenado nas igrejas cristãs.
Jesus Cristo também foi exemplo para a Igreja em todos os aspectos, incluindo o ministério de serviço. Ele demonstrou humildade ao assumir a forma de servo e se fazer semelhante aos homens, sendo obediente até à morte e morte de cruz (Filipenses 2.6-8).
Atualmente, a função principal dos diáconos é auxiliar o pastor ou dirigente da congregação nas atividades espirituais, ligadas ao culto ou não, bem como nas atividades sociais e materiais da igreja, para as quais forem designados.
HOJE DIÁCONO. AMANHÃ, PASTOR.
O diácono precisa ser alguém pronto para servir a igreja. É necessário ser estudioso, disposto a aprender e apto para ensinar no futuro. Consagrar um obreiro despreparado, pode trazer muitos prejuízos para a igreja. Segundo a Bíblia Sagrada, o Diácono não poder ser alguém neófito (I Timóteo 3.6). O Diácono é um obreiro que amanhã certamente será um pastor. Portanto, ele precisa ter gosto pelos estudos e estar em constante desenvolvimento, e esse desenvolvimento está ligado à sua aprendizagem como obreiro.
Seja bem-vindo(a) ao curso que irá marcar para sempre o seu ministério.
"Lembre-se Obreiro: hoje você é um diácono; amanhã, poderá ser pastor. Isso acontece porque o seu pastor, juntamente com a liderança da igreja, estará observando você, desde o seu comportamento até uma simples oportunidade de saudação no púlpito da igreja. (1 Timóteo 3.13).